4º Edição do Prémio de Jornalismo Dor já tem vencedores

RTP e Notícias Magazine distinguidas com prémio de

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor e a Fundação Grünenthal acabam de distinguir as jornalistas Mafalda Gameiro e Sofia Matos Teixeira, pela originalidade, qualidade e interesse dos trabalhos realizados em prol da divulgação da dor.

Mafalda Gameiro, da RTP, venceu o primeiro prémio com uma reportagem com enfoque na dor e na esclerose múltipla. Já a jornalista da revista Notícias Magazine, Sofia Matos Teixeira, venceu o segundo prémio pela reportagem sobre os diferentes tipos de dor de cabeça e respetivos tratamentos.

O júri foi composto por Miguel Vieira e Paulo Camacho indigitados pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, João Amoedo pela Fundação Grünenthal e Sofia Branco e Isabel Nery pelo Sindicato dos Jornalistas. Para efeitos de avaliação dos trabalhos a concurso foram tidos em conta os critérios de coerência com os objetivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

O Prémio de Jornalismo Dor será entregue, a partir das 17h30, no decorrer da Cerimónia Protocolar da sessão comemorativa do Dia Nacional de Luta Contra a Dor, que terá lugar no dia 16 de outubro, pelas 16h00, na Biblioteca da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) a dor é uma experiência multidimensional desagradável, envolvendo não só uma componente sensorial mas também uma componente emocional, e que se associa a uma lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e tratamento da dor de acordo com os parâmetros estabelecidos pela International Association for the Study of Pain (IASP). Para mais informações consulte www.apeddor.com.

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao estudo da dor e respetivo tratamento. Para mais informações consulte www.fundacaogrunenthal.pt

L P M Comunicação

Vanessa Rolim
Tel. 21 850 81 10 / 96 219 08 63