Bolsa de 10 mil euros atribuída a investigador português

Fundação Grünenthal apoia investigação em dor na disfunção temporomandibular

David Ângelo, investigador português da Faculdade de Medicina de Lisboa, recebeu ontem a Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2015, entregue pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa e pelo presidente da Fundação Grünenthal, Walter Osswald.

A bolsa, no valor de 10 mil euros, vai permitir ao investigador, orientado pelo Professor Francisco Salvado, continuar a desenvolver um projeto na área da disfunção temporomandibular.

A disfunção temporomandibular é a causa mais comum de dor orofacial de origem não dentária que afeta cerca de 30% da população. O projeto desenvolvido pelo jovem médico está relacionado com a regeneração de tecidos, bioengenharia de materiais e técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Um dos pontos fortes do projeto está relacionado com a multidisciplinaridade da equipa envolvida, que inclui um grupo de médicos do Centro Hospitalar Lisboa Norte e do Hospital Infanta Cristina (Espanha), uma equipa de investigação na área dos biomateriais do CDRSP-Instituto Politécnico de Leiria, um grupo do Instituto de Medicina Molecular (iMMLisboa) e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

O projeto foi apreciado por um júri, composto por cinco elementos, que avaliou a originalidade da pergunta de investigação, incluindo a importância e possíveis repercussões científicas e sociais, assim como a qualidade do plano de investigação.

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respetivo tratamento.

Para mais informações consulte www.fundacaogrunenthal.pt.

Armando Salvado ( LPM Comunicação)
Tel . 21 850 81 10/ 9 61 037 693
armandosalvad@lpmcom.pt

Vanessa Rolim ( LPM Comunicação)