3º edição do Prémio de Jornalismo Dor já tem vencedores

RTP e Antena 1 distinguidas com prémio de jornalismo na área da Dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor e a Fundação Grünenthal acabam de distinguir as jornalistas Paula Rebelo e Anabela Silva, pela qualidade e interesse dos trabalhos realizados em prol da divulgação da dor.

Paula Rebelo, da RTP, venceu o prémio na categoria de televisão com uma reportagem com enfoque no impacto da dor crónica na população portuguesa e as consequências do seu não tratamento. Já a jornalista da Antena 1, Anabela Silva, foi a vencedora na categoria de rádio pela reportagem sobre a dor que sentem os profissionais de saúde que nos tratam.

A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer no dia 17 de outubro, pelas 17 horas na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Luta Contra a Dor.

O júri foi composto por Miguel Vieira e Paulo Camacho indigitados pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, João Amoedo pela Fundação Grünenthal e Ana Goulart e Rosária Rato pelo Sindicato dos Jornalistas. Para efeitos de avaliação dos trabalhos a concurso foram tidos em conta os critérios de coerência com os objetivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

A dor crónica é uma situação de dor persistente que, se não for adequadamente tratada, poderá afetar gravemente a qualidade de vida das pessoas e conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afeta mais de 30 por cento da população adulta.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e tratamento da dor de acordo com os parâmetros estabelecidos pela International Association for the Study of Pain (IASP).

Para mais informações consulte www.apeddor. com

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim primordial a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao estudo da dor e respetivo tratamento.

Para mais informações consulte www.fundacaogrunenthal.pt

ligado:  15 Out 2014